Página Inicial Sobre Mim Moda Looks Decoração Beleza Maquiagem Contato

20 agosto 2015

A maquiagem pode estragar, mesmo estando no prazo de validade


  Olááá, meus amores!   Vocês sabiam que as suas maquiagens podem estragar antes do prazo de validade? Quer saber como conservar suas makes? Só ler o post. 



 Produtos de maquiagem têm prazos de validade variados. Um rímel tem duração máxima de seis meses, enquanto um blush em pó pode ser usado por até dois anos. No entanto, a durabilidade depende muito do local onde o produto é armazenado e a forma como é usado e, muitas vezes, não é tão longa quanto à indicada na embalagem.  

  
  Usar cosméticos vencidos pode provocar uma série de complicações, incluindo irritações, reações alérgicas e conjuntivite. A atenção deve ser maior com produtos usados na boca e nos olhos, que são regiões mais sensíveis.  
  O prazo de validade é o tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original, em condições adequadas de armazenamento e utilização. 
   
  A maquiagem deve ser armazenada num lugar arejado, que não seja nem muito quente e nem muito frio. Se você tem uma bancada embaixo da janela, não deixe sua maquiagem ali, tomando sol.  
  O banheiro não é o local mais indicado para guardar cosméticos. Além do sol, a umidade é também um dos grandes vilões destes produtos, em especial perfumes, que perdem suas propriedades mais rapidamente quando expostos a estas condições. Outro problema é a oscilação constante de temperatura por conta do chuveiro, fator que compromete a durabilidade. O mais indicado é armazenar a maquiagem no armário ou no quarto.  
  
  Para conservá-la por mais tempo, a dica  é fechar bem as embalagens.  
  
  Deve-se também evitar o uso de pincéis ou esponjas na aplicação de corretivo sobre espinhas e cravos, para prevenir que os utensílios sejam infectados pelas bactérias e contaminem o restante da maquiagem, ou a própria pele no futuro. O mesmo vale para a aplicação com o dedo, que pode acabar contaminando todo o conteúdo da embalagem. A maneira mais recomendada para encobrir estas imperfeições é através do uso de cotonetes. 

  Mas como identificar se o produto não é mais apropriado para o uso? O cheiro é um bom indicador. Se está mais ácido do que o normal, ou se não está agradável, substitua. Outra forma de identificar o vencimento é através da aparência dos produtos líquidos, como a base, que perdem sua homogeneidade, em alguns casos, acontece de a cor se separar do óleo. Aí, é hora de jogar fora.

  Apesar de produtos à base de água estragarem mais rapidamente, a maquiagem em pó, como blush, sombra e pó compacto, requer ainda mais atenção, já que, geralmente, não apresenta mudança de cor ou cheiro. Especialistas recomendam o uso por no máximo duas semanas após a data do vencimento.

  Agora é só seguir as diquinhas para ter as suas makes por mais tempo.



2 comentários:

  1. Eu sou um pouco maluquinha com esse lance de maquiagem, se eu vejo que a maquiagem está diferente já jogo fora, morro me medo disso me prejudicar de alguma forma. Vi a história de uma menina que passou algum tipo de maquiagem que já tinha passado do prazo de validade nos olhos, e a coitada quase ficou cega.

    Um beijo meu || crazyformadrid.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo e qualquer cuidado é pouco. Tem que ficar bem atenta mesmo!
      Um beijo!

      Excluir