Página Inicial Sobre Mim Moda Looks Decoração Beleza Maquiagem Contato

12 abril 2016

XÔ Pele oleosa

  Testa brilhando, nariz oleoso, e queixo deslizando?

  O post "XÔ" de hoje é sobre Pele oleosa. Quer saber como cuidar e amenizar a oleosidade? Vem comigo! 


  A pele oleosa é bastante comum nas mulheres brasileiras, devido ao nosso clima tropical. É fácil de perceber a pele oleosa através dos poros dilatados e brilho concentrado na zona T (testa, nariz e queixo). Além de ser desconfortável, o excesso de óleo provoca o surgimento das espinhas e cravos, o pesadelo de nós mulheres e homens também tá?

Zona T


  • Causas
  1.  Fatores genéticos - Sim, sua pele oleosa pode ser culpa dos seus pais, avós, bisavós e por ai vai;
  2.  O clima - Quanto mais frio, com temperaturas baixas, mais a pele produz óleo na intenção de defesa para não deixar ressecar;
  3.   A dieta - Cuidado com o que você anda comendo, por que isso também pode ser o motivo da sua pele oleosa;
  4.   O nível de estresse - Tá estressadinha(o)? Vai se acalmando aí. Se estressar pode estar piorando a situação.



   É comum notar o rosto brilhando cada vez mais conforme o dia vai passando, isso acontece porque a oleosidade do rosto tende a ir aumentando conforme a pele fica exposta a fatores externos, como sol, frio, chuva e ar-condicionado.


  • Dicas
  1. Prefira as maquiagens em pó, pois as cremosas irão aumentar a oleosidade da pele, e não é isso que queremos não é? Para a base, escolha uma que não contém óleo, chamada "oil-free", e sempre aplique o pó para dar um efeito mais seco;
  2. Se não tiver acne, faça esfoliações e peelings. Além de remover as células mortas, esses tratamentos amenizam o aspecto oleoso;
  3. Antes de tudo, lave o rosto. Mas com moderação. Há quem acredite que lavar o rosto várias vezes é a solução para eliminar o óleo, mas fiquem sabendo que fazer isso muitas vezes ao dia aumenta a oleosidade, é como se o nosso corpo entendesse que a pele do rosto está desprotegida e produzisse óleo para fazer um efeito protetor. Geralmente, o recomendável é lavar o rosto duas vezes ao dia, mas eu acho ideal lavar o rosto com aguá fria antes de se maquiar.

  • Receitas caseiras


Máscara facial

Ingredientes:
  • Leite
  • 1 colher de sopa de mel
  • 3 colheres de sopa de talco para bebês
Modo de preparo e uso:
  Em um recipiente, coloque o talco juntamente com a colher de mel e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo até que a mistura fique com uma consistência homogênea. Com o rosto limpo, aplique a máscara com auxílio de um pincel. Deixe agir por mais ou menos uma hora e remova com água morna. Repita o processo a cada 15 dias.

Máscara hidratante e esfoliante

Ingredientes:
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de aveia
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • Suco de ½ limão
Modo de preparo e uso:
  Misture todos os ingredientes em um recipiente. Na pele limpa, aplique a máscara fazendo movimentos circulares por um minuto. Deixe descansando na pele por 10 minutos, enxágue e enxugue. Caso sinta a pele esticando demais, aplique um hidratante em gel.

Máscara de argila

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de argila própria para tratamentos medicinais
  • 2 gotas de tintura mão de calêndula
  • 3 colheres de sopa de chá de camomila
Modo de preparo e uso:
  Em um recipiente, misture todos os ingredientes, se achar que a mistura ficou muito seca, adicione mais chá, ou se ficou muito líquida, coloque mais argila. Aplique a máscara no rosto limpo e deixe agir por dez minutos ou até secar. Lave com água morna, seque e hidrate um pouco a pele como costuma fazer.

  Agora é hora de dar bye bye a sua pele oleosa.
  Espero ter ajudado!
  Bjocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário